Direito à diferença – eleições presidenciais dos EUA

Após ter ouvido o discurso de McCain fiquei na dúvida sobre quem poderia ser o melhor presidente dos EUA após o Bush. Foi o melhor discurso que ouvi até hoje, dum derrotado em eleições, e pareceu-me sincero (o que é ainda mais estranho). Esta frase é elucidativa (a arrogância americana está lá como não podia deixar de ser):

“I urge all Americans who supported me to join me in not just congratulating him, but offering our next president our good will and earnest effort to find ways to come together, to find the necessary compromises, to bridge our differences, and help restore our prosperity, defend our security in a dangerous world, and leave our children and grandchildren a stronger, better country than we inherited.”

O discurso valeu-lhe assobios dos membros do próprio partido, o que mostra que seria um presidente bastante liberal. Obama não me parece mais do que um burocrata e populista. Espero estar enganado mas é a imagem com que fiquei. Não vou em ondas por ser o primeiro presidente preto dos EUA nem por ser democrata, apenas ouvi para os discursos dos dois e o de McCain pareceu-me o mais sincero.

Esclareço o ter dito que é o primeiro presidente preto. Não gosto do rótulo afro-americano. Se assim fosse também deviam chamar aos pretos que habitam noutros países de afro-brasileiros, afro-franceses, afro-portugueses. Não esquecendo que, segundo os historiadores, o homo sapiens surgiu em África. O McCain devia ser chamado de escocês-americano, o Sampras de grego-americano e por aí fora (peço desculpa se errei nas origens de alguém). Com estas distinções é que se criam divisões e racismos.

O Obama é cidadão dos EUA ponto final parágrafo. Se é preto ou branco ou amarelo, isso é irrelevante.

Deixe uma Resposta

